Lições do meu “Eu Jovem”

                                                     

Esta semana, estou viajando a trabalho e decidi fazer algo diferente com minha postagem. Quero compartilhar as reflexões que tenho tido durante essa viagem. Espero que isso seja esclarecedor para você — ou, pelo menos, que seja algo com o qual minhas amigas dos anos 80 e anteriores possam se identificar. :)

Na última década, percebi que o tempo passou rápido demais para mim. Talvez seja porque tenho filhos pequenos, e vê-los crescer e mudar é um lembrete constante de que o tempo voa. Ou talvez seja porque, quando olho ao redor para minhas colegas de trabalho e equipes, vejo uma nova geração de jovens mulheres, o que me faz perceber que já faz um tempo desde que eu era a jovem da sala.

Quando estava no final dos meus vinte anos, tive que mudar de carreira depois de decidir me mudar para os Estados Unidos, e foi extremamente difícil fazer isso. Já havia sido um desafio durante minha adolescência decidir o que eu queria ser quando crescesse. Então, quando finalmente me senti feliz com a carreira que escolhi (Fonoaudióloga/Coach de Fala), desafiei-me a experimentar viver no exterior. Não esperava conhecer meu “agora marido” nos Estados Unidos e acabar morando aqui permanentemente, então, mais uma vez, me vi buscando uma nova carreira.

Passar por essa mudança de carreira foi um dos períodos mais difíceis da minha vida, especialmente porque exigiu que eu começasse do zero em um país onde eu não entendia o idioma, o mundo corporativo ou as sutilezas da sua cultura. Aqueles tempos foram extremamente emocionais e fisicamente desgastantes, mas eu tinha energia, motivação, apoio e determinação para conquistar o mundo. Em retrospecto, agora vejo como aquela lição foi valiosa: precisamos estar abertos à mudança. Aprendi que os caminhos profissionais raramente são lineares. É crucial abraçar novas oportunidades e nos adaptar quando necessário. Flexibilidade pode levar a movimentos de carreira inesperados e recompensadores.

Enquanto reflito sobre essas lições durante minhas viagens, sou lembrada do poder da mentoria — como eu ansiava por alguém para me guiar, para me assegurar que tudo daria certo. Teria adorado que minha “mentora imaginária” me dissesse que meus erros me tornariam mais forte, que eu precisava abraçar o aprendizado contínuo e não ser uma “buscadora de gratificação instantânea”, querendo respostas aqui e agora. Eu teria amado se ela me dissesse para me impor, ser assertiva e defender minhas próprias necessidades e objetivos de carreira. Quando estava lutando com qual caminho seguir, gostaria que ela tivesse me dito para seguir minha paixão, encorajando-me a buscar um trabalho que me empolgasse e estivesse alinhado com meus objetivos. Paixão alimenta a perseverança (agora eu sei disso), e pode nos levar a uma vida mais plena.

Naquela época, lembro-me de procurar desesperadamente por um modelo, uma mentora — alguém que pudesse me ensinar, guiar ou, pelo menos, aumentar minha confiança e me assegurar que tudo daria certo. De todas as lições que gostaria que minha “mentora imaginária” tivesse me dito, a que aprendi da maneira mais difícil foi: não tenha medo de falhar! Ah se eu soubesse que o fracasso era parte da jornada!!!. É por meio dos nossos erros e contratempos que aprendemos e crescemos mais. Esse conhecimento e sua aceitação me trouxeram muita paz e leveza para minha vida pessoal e profissional. É tão bom deixar de buscar a perfeição e abraçar minhas imperfeições. Se eu soubesse tudo isso naquela época, teria evitado tantas crises de ansiedade, noites sem dormir e dias estressantes.

Enquanto o avião decola para o meu próximo destino para encontrar outros colegas de equipe, reflito sobre os dias incríveis que tive na Moldávia e o poder das conversas que tivemos, não apenas as discussões estratégicas de trabalho, mas também as conversas paralelas que aconteceram durante os intervalos, caminhadas e goles da maravilhosa seleção de vinhos da Moldávia.

Conheci algumas jovens profissionais incríveis, cheias de sonhos, desejos e esperanças, mas também com inseguranças e dúvidas sobre si mesmas e o valor de suas contribuições. Para mim, conversar com elas foi como um sopro de ar fresco, um lembrete de que eu também deveria sonhar mais. As rotinas agitadas da vida adulta, responsabilidades e demandas nos afastam de sonhar mais, e ouvir os sonhos dessas jovens foi um chamado para despertar. Claro, nossos sonhos são diferentes, enquanto para elas os sonhos podem significar uma promoção que estão esperando ou um belo casamento que estão planejando. Para mim, trata-se de sonhar com um melhor equilíbrio entre vida pessoal e profissional e encontrar tempo para viver meu propósito. Independentemente do que sonhamos, sonhos, objetivos e aspirações nos mantêm vivos. A busca por nossos sonhos traz alegria, energia e realização para nossas vidas.

Sou grata pelo que minha equipe me proporcionou esta semana, e espero ter deixado algo para eles também: uma semente de autoconfiança, uma luz, uma nova perspectiva. Que nossas conversas despertem confiança, determinação e certeza de que todo o trabalho que estão fazendo, tanto profissionalmente quanto em si mesmos, valerá a pena.

Que eles aceitem desde cedo que os erros são inevitáveis e aprendam com eles. Que sigam sua paixão, enquanto permanecem abertos à flexibilidade quando necessário. Desafio-os a saírem de sua zona de conforto. Mais importante ainda, que falem com confiança sobre seus desejos e necessidades, estabeleçam seus limites, respeitem seus próprios limites e saboreiem a jornada rumo ao sucesso. Muitas vezes, a jornada pode ser muito mais gratificante do que o destino final.

Se continuarmos a sonhar, sempre teremos a oportunidade de aproveitar a jornada enquanto conquistamos esses sonhos, tornando nossas vidas constantemente divertidas, agradáveis e gratificantes.

"Por favor, certifique-se de que todos os dispositivos eletrônicos portáteis estão no modo avião ou desligados. Dispositivos maiores, como laptops, devem ser guardados com segurança no compartimento à frente ou no compartimento superior. Obrigado!"

Hora de ir... Que nossas versões mais jovens continuem nos ensinando para que possamos continuar crescendo como profissionais e como seres humanos melhores. Espero ser essa voz para os outros e convido minhas amigas dos anos 80 e anteriores a fazer o mesmo. Vamos encorajar as jovens profissionais a abraçarem suas paixões, aprenderem com suas falhas e nunca terem medo de sonhar grande. 


Comments