Trabalho com foco, Satisfação garantida!

 



Senta que lá vem a história


Esta semana, a história é minha.


Ontem foi um dia extremamente estressante para mim, tanto no trabalho quanto em casa. Tive inúmeras reuniões, e-mails, mensagens do Slack, prazos apertados, consultas médicas para as crianças e, para completar, tivemos um problema de encanamento à noite que exigiu que meu marido e eu ficássemos até tarde limpando a pequena inundação em nossa casa. Ao fim do dia, senti exaustão e uma sensação de estar no modo de sobrevivência.


Anteontem, tomei a decisão consciente de cancelar algumas reuniões para dar a mim mesma tempo para mergulhar em um trabalho com foco. Reconheço que, quando começo a me sentir sobrecarregada ou entro no "modo de sobrevivência", é crucial parar e reajustar. Isso é especialmente verdadeiro no trabalho, onde é fácil ficar ocupada sem ter um impacto de verdade.


Passar várias horas sem meu celular, com as mensagens do Slack silenciadas e os e-mails fechados, permitiu-me desconectar das distrações e mergulhar em meu mundo criativo. Sentada em minha mesa com música suave ao fundo (“hello, Gilsons”), mergulhei profundamente em meu trabalho, organizando idéias, definindo minhas prioridades e ganhando perspectiva. Enquanto me concentrava, as idéias ganhavam vida na página, fluindo sem esforço à medida que eu conectava os pontos entre projetos, identificava potenciais colaboradores e contemplava o impacto que podemos ter no negócio. Ao final do dia, senti-me realizada e motivada para começar a executar as coisas que preparei. Senti-me inspirada. O tempo de trabalho profundo realmente me deu um senso de controle, alegria e satisfação, pois me trouxe de volta ao meu propósito de ajudar a todos (inclusive a mim mesma) a trabalhar de forma mais inteligente, não mais árdua. Esses momentos de imersão criativa não são apenas sobre fazer as coisas para mim, mas também sobre reconectar-me com minha verdadeira paixão e encontrar pura alegria no processo.


O trabalho profundo ou trabalho com foco (Deep Work) não é benéfico apenas em ambientes profissionais. Sempre que você se envolve em algo que ama e se entrega completamente a ele, você experimenta as vantagens do trabalho profundo. Esteja você focada, sem distrações e concentrada em estudar uma nova partitura para melhorar suas habilidades no violão, jogando uma partida de tênis, escrevendo um livro ou resolvendo um quebra-cabeça, você direciona sua atenção total e recursos mentais para uma tarefa desafiadora e significativa. Isso muitas vezes leva a experimentar um estado de fluxo (Flow) - uma concentração profunda e de prazer com a atividade. Horas podem passar sem que você perceba.


Vamos falar sobre isso?


Quando foi a última vez que você fez um "trabalho profundo/ com foco"? Tanto homens quanto mulheres são capazes de trabalhar com foco quando criam o ambiente certo para um trabalho focado e ininterrupto. No entanto, fatores e expectativas sociais às vezes podem afetar a forma como as mulheres abordam e priorizam o trabalho profundo. Nós, mulheres, frequentemente conciliamos múltiplas responsabilidades, incluindo trabalho, cuidado com os filhos e tarefas domésticas, o que pode dificultar a criação de tempo ininterrupto para o trabalho profundo.


Enquanto escrevo este post entre o jantar e a rotina noturna com as crianças (banho e hora da história), reflito sobre o quão benéfico seria ter algumas horas para me aprofundar na pesquisa sobre deep work, explorar diferentes estilos de escrita e criar diversas histórias. No entanto, hoje, tenho apenas alguns minutos aqui e ali para aproveitar ao máximo o tempo para este post. E está tudo bem!


Quando tenho o privilégio de fazer um trabalho com foco (seja em casa ou no trabalho), completar esse trabalho com sucesso e o estresse reduzido resultante da gestão das distrações me trazem um profundo senso de realização e orgulho, o que contribui para minha felicidade a longo prazo, bem-estar geral, satisfação e realização na vida profissional e pessoal.


Como você se sente após um dia cheio de inúmeras reuniões? Pessoalmente, valorizo as reuniões, pois facilitam a colaboração, conexões com outras pessoas e incentivam o trabalho em equipe, especialmente nos ambientes de trabalho virtuais e globais de hoje. No entanto, as reuniões podem facilmente se tornar grandes distrações em nossas vidas profissionais.


Muitos equivocadamente associam a agitação nas reuniões com impacto e sucesso. Esse equívoco muitas vezes deriva de vários motivos, como falta de confiança nas capacidades da equipe ("vou marcar uma reunião para garantir que minha equipe faça o trabalho"), o desejo de mostrar importância à liderança ("se eu apresentar os resultados do projeto, a liderança verá o quão incrível eu sou") ou até mesmo incerteza sobre responsabilidades pessoais ("não faço ideia do que estou fazendo"). 



Patrick Lencioni tem um livro divertido chamado "Death by Meeting" e nele, ele enfatiza a importância de estruturar reuniões de forma eficaz para garantir que sejam propositivas e produtivas. Se todos nós criarmos mais consciência sobre as reuniões nas quais nos envolvemos, podemos permitir a nós mesmas e aos outros mais tempo para realizar um "trabalho com foco". E já que existem inúmeros benefícios do trabalho com foco em nossas vidas pessoais e profissionais, todos (a empresa, nossos parceiros, nossos filhos, nossa família) podem colher os benefícios disso.


Posso destacar inúmeros benefícios do trabalho profundo, como alcançar um estado de fluxo, experimentar uma profunda satisfação com um trabalho valioso, aumentar a produtividade e o impacto, estimular a criatividade e inovação, melhorar a eficiência e alinhar o trabalho com valores pessoais e propósito, entre outros. No entanto, apenas VOCÊ pode avaliar verdadeiramente o que o trabalho profundo pode trazer para sua vida. Eu a encorajo a experimentar. Tome a iniciativa de criar um ambiente para o trabalho profundo! Tudo começa conosco. Vamos dar o exemplo e inspirar outras a abraçar uma vida mais gratificante e satisfatória, tanto no trabalho quanto em casa!



Como seria o mundo ideal:


  • As mulheres conseguem realizar o deep work quando utilizam estratégias de gerenciamento de tempo, estabelecem limites, buscam apoio quando necessário e defendem suas necessidades no ambiente de trabalho.

  • Ao se engajar no deep work, poderemos perseguir nossas paixões e interesses, promovendo um senso de realização e satisfação em nossas vidas pessoais e profissionais.

  • Quando as mulheres concluem com sucesso o deep work, o resultado reforça nossa confiança em nossas próprias habilidades e aprimora nosso senso de autoestima, contribuindo para o bem-estar geral e a resiliência mental.

  • Ao abraçarmos o trabalho com foco, desafiamos normas e preconceitos tradicionais sobre nossas capacidades, ajudando-nos a mostrar nossas forças, habilidades e contribuições além das expectativas sociais.


Para pensar e refletir


Quando priorizamos o trabalho profundo, servimos de exemplo para as futuras gerações, incentivando-as a perseguir suas paixões, priorizar o foco e a dedicação e buscar a excelência em todos os empreendimentos.


Bora dar o primeiro passo?


Prepare-se para o trabalho com foco! Pense como se estivesse se preparando para uma grande peça de teatro. Reúna suas ferramentas (computador, violão, caderno, raquete de tênis etc.) como uma atriz reunindo seu roteiro, diminua as distrações (feche seu e-mail, afaste o celular de você, silencie suas notificações) como se estivesse baixando as cortinas do teatro e entre no modo "Não Perturbe" (isole-se no ambiente tranquilo e que você goste), como se estivesse sinalizando o início de uma grande performance. Com o palco preparado e as distrações silenciadas, você entra no foco da criatividade e da concentração, pronta para escrever cenas de produtividade e sucesso que receberão aplausos de pé dos críticos mais exigentes!


Para se aprofundar mais:


  • Deep Work é um livro de Cal Newport que explora o conceito de deep work. O livro enfatiza a importância do deep work para alcançar o sucesso profissional e a satisfação pessoal em um mundo repleto de trabalho superficial e distrações.


  • Death by the meeting - de Patrick Lencioni é uma fábula de liderança que explora as armadilhas comuns das reuniões ineficazes dentro das organizações. O livro destaca a importância de objetivos claros, participação ativa e responsabilidade para tornar as reuniões úteis e impactantes na conquista dos objetivos organizacionais.





Comments