The Uncomfortable Silence

Namorando seu trabalho!


"Senta que lá vem a história."


Lila estava sentada em sua mesa, uma mistura de emoções girando dentro dela enquanto enfrentava mais um dia de trabalho. Ela adora o que faz, mas há momentos em que questiona tudo. Essa montanha-russa de sentimentos é muito familiar para muitos de nós, destacando a dança entre amar e odiar nossos empregos.


Depois de desligar de uma ligação com um colega de trabalho, onde discutiram maneiras de desenvolver suas equipes, ela sente um impulso de amor e empolgação pelo seu trabalho, sussurrando para si mesma: “Sinto como se estivesse nas nuvens! A criatividade fluiu sem esforço naquela reunião, e acredito que teremos um impacto real com esse projeto.”


Enquanto ela corre para sua próxima reunião para discutir compensações, ela sente tensões dentro da equipe de liderança devido à falta prevista de aumentos. Lila ouve as frustrações de seus colegas. Ela pensa consigo mesma: "Não consigo lidar com essa pressão constante de corte de custos; esse fardo financeiro acaba com a nossa criatividade e esgota a paixão e alegria que sinto pelo que faço."


Apesar dos desafios, Lila encontra conforto em seus hobbies fora do trabalho. Desabafando com seu marido após um longo dia, ela expressa: "Tirar um tempo para mim mesma, seja fazendo trilhas nos fins de semana ou vendo nossos filhos brincarem, tudo isso me ajuda a recarregar as energias e ganhar perspectiva."


Enquanto Lila prepara o jantar, ela reflete sobre sua jornada profissional e reconhece as valiosas lições aprendidas: "Os altos e baixos me moldaram profissional e pessoalmente. Isso me ensinou resiliência, a importância de buscar apoio dos colegas e permanecer fiel às minhas paixões."


Vamos falar sobre isso


O relacionamento de amor e ódio com um emprego é bastante complexo, não é? Às vezes, sinto que trabalhar em qualquer emprego é como estar em uma montanha-russa de emoções. Alguns dias, estou completamente apaixonada pelo que faço, me sentindo realizada e apaixonada. Em outros dias, é uma batalha contra a frustração e a decepção. É uma dança constante entre amar os desafios e odiar os obstáculos, mas de alguma forma, essa mistura me mantém engajada.


Eu estava conversando com uma amiga que é divorciada e começou a namorar novamente. Ela estava me contando o quão desafiador é namorar nos dias de hoje. Ouvir os desafios dela me fez pensar: não seria o namoro semelhante a encontrar um bom emprego e ser feliz com ele?


Primeiro, há a atração inicial. Você se apaixona pela cultura e propósito da empresa e pelas pessoas. Você vê líderes que te inspiram. Tudo é bonito, legal, divertido, excelente. Em segundo lugar, você entra na fase “apaixonada”, quando vê as oportunidades à sua frente e como suas habilidades, experiência e conquistas se encaixam perfeitamente na busca por soluções inovadoras. Isso acende sua paixão e te mantém motivada.


Até que os momentos frustrantes chegam, como no namoro, você descobre que ele/ela é um pouco teimoso(a). No trabalho, você percebe que há tarefas mundanas, colegas ou gestores difíceis, ou há falta de crescimento e desenvolvimento. Há dias em que você pensa em sair, acabar com tudo isso, mas como há tantas coisas que você ama nele(a) ou no seu trabalho, é um ato de equilíbrio.


Você desenvolve estratégias para navegar pelos altos e baixos do seu trabalho (e do seu relacionamento). Como você mantém a motivação durante os momentos difíceis? Da mesma forma que você faz quando está passando por um momento difícil em seu relacionamento, você pode buscar apoio dos amigos, dedicar-se a hobbies fora do trabalho ou focar em metas de carreira de longo prazo.


Não há uma receita perfeita, mas aprendi que manter um equilíbrio saudável nesse relacionamento de amor e ódio com meu trabalho tem contribuído para meu crescimento pessoal e profissional. Minhas perspectivas e prioridades mudaram ao longo do tempo. Antes, eu deixava meu trabalho definir quem eu era, mas agora, meu trabalho é o que EU FAÇO, não QUEM EU SOU.


É importante ter pessoas em quem confiamos ao nosso redor para que possamos buscar conselhos sobre como encontrar esse equilíbrio, manter a motivação e fazer mudanças significativas, se necessário.


Penso que é  importante aceitar que um relacionamento de amor e ódio com nosso trabalho é normal e pode ser uma valiosa experiência de aprendizado. Isso pode nos encorajar a refletir sobre nossos próprios sentimentos em relação ao trabalho e tomar medidas proativas para cultivar uma jornada profissional gratificante. Na sinfonia de emoções que define nosso relacionamento com o trabalho, abraçar a dinâmica de amor e ódio pode levar a um crescimento e realização profundos. Ao navegarmos pelos altos e baixos, lembremos que não se trata apenas do destino, mas também da jornada que nos molda em profissionais resilientes e realizados..


Para encerrar minha comparação entre um relacionamento de amor e ódio com o trabalho e o namoro, gostaria de destacar os temas comuns, como atração inicial, altos e baixos, investimento e compromisso, navegar as diferenças, crescimento e equilíbrio. Ambos os relacionamentos exigem esforço, comunicação e autoconsciência para prosperar e contribuir para o crescimento pessoal e a realização.


Como seria o mundo perfeito?


  • Mantemos um equilíbrio saudável entre trabalho e vida pessoal. Sabemos quando recuar, recarregar as energias e nos envolver em atividades fora do trabalho que tragam alegria e realização, o que, em última análise, melhora nossa produtividade e bem-estar geral.

  • Desenvolvemos autoconsciência. Compreendemos nossos pontos fortes, pontos fracos e gatilhos que afetam nossa motivação ou satisfação.


Para pensar e refletir:


"Escolha um trabalho que você ame e nunca terá que trabalhar um dia em sua vida" - Confúcio


Bora tomar o primeiro passo?


  • Não tenha medo de reconhecer tanto o amor quanto a frustração em seu trabalho. Encontre maneiras de nutrir sua paixão, buscando mentoria ou novos desafios, e lembre-se de que está tudo bem se precisar reavaliar seus objetivos.

  • Manter um bom equilíbrio entre o amor e ódio pelo seu trabalho exige resiliência. Significa se recuperar depois dos contratempos, manter o foco durante os momentos difíceis e não deixar que frustrações temporárias desviem os nossos objetivos de longo prazo - você já pensou em como lidou com contratempos ultimamente?


Recursos:


  • The 6 types of working genius - este livro de Patrick Lencioni é prático e fácil de ler. Lencioni discute uma maneira melhor de entender seus dons, frustrações e dinâmicas de equipe. O livro destaca como e por que, em um único dia, você pode passar de amar seu trabalho para odiá-lo.


Comments