Plano A a Plano Z: Escolhas na vida

 

Audio Only

“Senta que lá vem a história!”

Lila finalmente teve a oportunidade de se reunir com suas amigas de longa data, Júlia, Maria e Mônica, para uma noite de conversas profundas e boas risadas. Elas se sentaram ao redor do sofá, saboreando vinho e compartilhando histórias.

"Então, o que há de novo com todas?" Lila perguntou, inclinando-se para frente com interesse.

Julia ri nervosamente ao dizer: "Bem, finalmente decidi largar meu emprego e seguir minha paixão pela fotografia em tempo integral."

"Uau, isso é incrível!" exclamou Maria. "Mas você não está com medo? É um grande risco."

Julia assentiu pensativamente. "Sim, é. Mas percebi que a vida é muito curta para passar fazendo algo que não me faz feliz."

Monica interrompe: "Eu queria ter sua coragem. Tenho pensado em deixar meu emprego também. Chegou a um ponto em que não estou vivendo meus valores com as decisões que tive que tomar ultimamente, mas não sei o que mais poderia fazer."

Julia colocou uma mão no braço de Mônica: "Está tudo bem sentir-se incerta. Talvez seja hora de explorar o que realmente te faz feliz."

Monica sorri agradecida. "Obrigada, Julia. Acho que você está certa."

Do outro lado da mesa, Maria faz um barulho com a garganta, chamando a atenção de todas. "Falando em incerteza, tenho pensado em engravidar."

Lila dá um suspiro, seus olhos se arregalando. "Sério? A garota focada na carreira quer ser mãe. Que máximo!"

"Sim, é," admitiu Maria, passando uma mão nervosamente pelo cabelo. "Mas sinto que, mesmo me sentindo bem-sucedida com minha carreira, não me sinto realizada. Tenho certeza de que a maternidade será o projeto mais difícil que já liderei, mas estou pronta para isso."

Lila sorri porque sabe exatamente o que Maria quer dizer. Ela dá um abraço apertado em Maria e diz: "Você será uma mãe incrível. Na vida sempre temos que tomar decisões difíceis, não é mesmo?"

Enquanto a conversa continuava até tarde da noite, Lila e suas amigas riram muito, compartilharam conselhos e ofereceram apoio umas às outras. Naquele momento, elas perceberam que a vida está cheia de decisões difíceis e caminhos incertos, mas com amigos ao seu lado, elas sabiam que poderiam enfrentar qualquer coisa que o futuro reservasse.

Vamos falar sobre isso:

Eu me pergunto onde estarão os amigos da Lila daqui a alguns anos com as escolhas de vida que estão sendo feitas agora: Será que a Maria se sentirá realizada e feliz enquanto equilibra carreira e filhos? Julia será capaz de sustentar sua família financeiramente como fotógrafa ou se arrependerá de ter deixado o emprego? Será que a Mônica encontrará o que a faz verdadeiramente feliz profissionalmente?

A conversa entre as amigas de Lila é algo que vemos em nosso próprio círculo de amigos e família, e até em nós mesmos.

Você já contemplou os pensamentos e perguntas abaixo?

  • "Minha vida não é o que eu tinha planejado."

  • "Meu sonho de ser mãe não aconteceu."

  • "Eu sempre quis ser cantora, não representante de vendas."

  • "Lamento não ter aceitado aquela oferta de emprego."

  • "Eu amo meus filhos, mas sinto falta de ser uma advogada incrível."

Você já olhou para trás e desejou que as coisas fossem diferentes?

Quando pensamos em nossas experiências pessoais e nas escolhas que fizemos na vida, como decisões de carreira, relacionamentos ou outros eventos significativos, nos sentimos nostálgicos, arrependidos e às vezes curiosos sobre os caminhos que não tomamos e estradas que não percorremos.

Muitas vezes, ficamos muito frustrados com as decisões que tomamos porque a gratificação pode ser adiada e não somos pacientes o suficiente para perseverar. Às vezes, continuamos lutando por algo que não estava destinado a ser nosso e nos sentimos decepcionados. Não há nada que possamos fazer com o passado, mas há muito a ser feito no presente e a se preparar para o futuro.

Qual é o plano para a sua vida? Você tem um? Será que realmente precisamos ter um?

Não há certo ou errado quando se trata de ter ou não ter um plano para sua vida. Você com certeza tem sonhos e metas que deseja alcançar, mas não necessariamente um caminho claro sobre como chegar lá. Acho que a vida é como um banquete: algumas pessoas mergulham sem uma receita ("Quem precisa de planos mesmo?"), outras são como chefs com planilhas ("Minha vida é uma produção gourmet!"), e você tem também as pessoas que misturam tudo, adicionando um toque de "Vamos improvisar!" aos seus pratos cuidadosamente selecionados ("O Plano A perfeito não funcionou, vamos com o Plano Z).

Uma das lições mais valiosas que tive na vida (e surpreendentemente, veio de experiências de trabalho) é que é importante ter um plano, mas ainda mais crucial é ter flexibilidade e disposição para inovar e se adaptar quando o Plano A não funciona. Em vez de ficar preso nos sentimentos de frustração, raiva e decepção, aceitamos que às vezes precisamos dar um passo para trás para avançar. Devemos desenvolver uma vontade superior que alimentará nossa determinação e resiliência para recomeçar ou continuar perseguindo nossos objetivos, mas agora possivelmente, com uma rota diferente. Se você quer um resultado diferente, precisa mudar a maneira como fez antes.

Você já considerou como suas escolhas atuais se alinham com seus objetivos e aspirações de longo prazo? Há algum ajuste que você gostaria de fazer para garantir que esteja no caminho para onde deseja estar? Fazer a si mesmo esse tipo de pergunta irá estimular uma mentalidade de pensamento futuro que se concentra no crescimento, autoconhecimento e tomada de decisão proativa para o futuro.

Quais notícias você vai compartilhar com suas amigas na próxima vez que se encontrarem?

Como seria o mundo ideal:

  • Você conhece seus valores - o que é importante para você na vida - porque eles ajudarão a guiar seu processo de tomada de decisão.

  • Quando você precisa tomar uma decisão, reúna o máximo de informação possível e pese os prós e os contras.

  • Você confia em seus instintos - às vezes pensamos de maneira muito racional e ignoramos nossa intuição - a voz que está lhe dizendo se você deve ou não fazer algo.

  • Você pratica flexibilidade - adapte-se e ajuste conforme necessário.

  • Mais importante ainda: você pratica autocompaixão - lembre-se de que tomar decisões é um processo de aprendizado, e está tudo bem cometer erros ao longo do caminho. Seja gentil consigo mesmo e reconheça que você está fazendo o melhor que pode com os recuros que tem.

Para pensar e refletir:

"Às vezes, as perguntas são complicadas e as respostas são simples." - Dr. Seuss

Esta citação nos dá a ideia de que, embora as decisões da vida possam parecer complexas, muitas vezes as melhores soluções são simples e intuitivas. Ela nos encoraja a confiar em nossos instintos e simplificar nossa abordagem à tomada de decisões.

Bora tomar o primeiro passo?

  • Olhando para o futuro, você já se perguntou sobre os possíveis resultados de diferentes decisões que você poderia tomar? 

  • Como você pode aproveitar suas experiências passadas para moldar um futuro que esteja alinhado com seus valores e ambições?

Para estudar mais:

Atlas of the Heart - Brene Brown - Capítulo: Lugares que vamos quando as coisas não saem como planejamos.

Comments

  1. Quanta reflexão nesse conteúdo!!! Muitas vezes é tão difícil apostar em planos B, C ou Z! Mas é preciso se preparar para as mudanças inesperadas!!! Obrigada por esse post Lu!!!

    ReplyDelete
  2. Concordo, muito difícil aceitar que temos que deixar o Plano A e ser flexível e aberta para investir no Plano B!

    ReplyDelete

Post a Comment